top of page

"Conhece-te a ti mesmo"

Oráculo de Delfos (479 a.C.)

Início: Citação
Você é Único. 2.PNG

SUA MELHOR MARCA

Uma MARCA PESSOAL desEnvolvida, autêntica e valiosa é a melhor consequência do desenvolvimento do Eu verdadeiro.
Não se trata de marketing pessoal, de auto promoção, mas sim de um trabalho árduo que vai 'escavar' um pouco mais em busca da essência. E que pode ser uma jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento das mais incríveis e significativas. 
BeYourBestBrand é assim também uma ideia de escola, ao mesmo tempo que é um método, que quer tratar do assunto e disseminar uma visão particular que nasceu a partir da combinação de conhecimentos e perspectivas de diferentes áreas, para contribuir, encorajar e ajudar as mais diversas pessoas que queiram construir uma Marca Pessoal de valor! 

Saiba mais
Início: Bem-vindo
VA oficial_edited.png

Valerya Abreu

Quem EU sou

Durante anos trabalhei com a construção e gestão de marcas corporativas, à frente de áreas de Comunicação e Marketing de diversas empresas. Enfrentei os mais diversos desafios para posicionar diversas dessas marcas para as quais trabalhei, vi o sucesso e crescimento absurdo que tiveram, onde chegaram e o quanto passaram a valer. Foram muitas as histórias vividas e muitas pessoas participaram junto comigo de vários processos. Ao longo desse tempo de mercado, vi e vivi sucessos e insucessos.Sempre gostei do tema Marcas Pessoais, estudava tudo que podia, mas deixava quieto o assunto. Até finalmente decidir assumir o que já era uma paixão bem grande. E como acredito que temos que sempre dar um passo a mais e que precisamos estar bem preparados para os desafios, fui buscar novos conhecimentos, na tentativa de combinar disciplinas, explorar perspectivas diferentes. Encontrei na Psicanálise um arcabouço dos mais ricos, proporcional ao seu objeto de estudo: a mente humana. Não foi diferente com a formação em Coaching. Juntei esses dois novos conhecimentos ao Jornalismo, a Comunicação Social e Corporativa, ao Marketing, ao Branding de produtos. Me encontrei, encontrei minha missão no mundo: compartilhar conhecimentos sobre como fortalecer e transparecer o Eu verdadeiro, contribuindo para destravar e desEnvolver o ingrediente exclusivo: a Marca Pessoal que cada um traz e carrega dentro de si, esse que sem dúvida é um ativo intangível que diferencia e que pode valer muito!Só, let's go... Sinta-se à vontade para entrar em contato se quiser desEnvolver sua Marca Pessoal, agregar alguma ideia ou participar dessa história.

Saiba mais
Início: Sobre

"Quem fala em mim quando eu falo?"

Sigmund Freud

Início: Citação
Início: Blog2

Uma joalheria que está lapidando uma marca

No Brasil desde 2009, por aqui o desafio da Pandora é superar a resistência à prata no mercado de luxo, um aspecto cultural do País


A história começou em 1982, quando um ourives e sua esposa, dinamarqueses, abriram uma pequena joalheria na cidade de Copenhagen, importando da Tailândia suas peças. Em 1987 contratam o seu primeiro designer e entram definitivamente para um mercado requintado e concorrido, competindo com a estrutura e a tradição das grandes marcas desse segmento de luxo. O negócio foi indo e cresceu, mas só em 2000 eles perceberam que precisavam de uma marca para chancelar seus produtos. Nascia assim a Pandora e de lá pra cá o que se viu foi a construção de uma marca de forma muito bem orquestrada, um negócio que saltou de uma pequena iniciativa familiar para um empreendimento que hoje tá presente em diversos países. A empresa hoje produz na Tailândia, e toda a sua produção está destinada a um target global de mulheres na faixa etária predominantemente de 25 a 48 anos

A acirrada disputa travada nesse mercado de luxo conta com empresas que carregam uma longa história, é o caso de marcas como Cartier e Tiffany & Co, que lideram o mercado no global. Mas para uma marca menos tradicional, é preciso ousadia para entrar e se estabelecer, hoje estando entre as principais do mundo em percepção da marca. A CEO no Brasil, Rachel Maia, esteve em Fortaleza para participar do evento Maxi Moda e contou alguns dos pulos do gato dessa empresa.

Continua depois da publicidade


A Pandora é uma marca ainda muito jovem, foi criada em 1982 na Dinamarca e hoje já é percebida como uma grande marca. De onde veio a força que ela conquistou tão rápido?

A Pandora é sim relativamente nova e em todo o mundo joalheria significa tradição, joalheria significa continuidade, significa ser atemporal e 34 anos não significa ser atemporal, mas a Pandora se diferencia porque ela trata do individual, ela capta a emoção de uma mulher no seu pulso (referindo-se aos charms, produto da marca), como um porta retrato, um lego de adulto.

No início das atividades da joalheria a marca ainda não estava criada e ela não tinha nome, a marca Pandora foi surgir em 2000, certo? Você considera que a definição da marca empoderou o negócio a partir daí?

Eu não tenho dúvida, a Pandora é hoje uma luxury brand, expensive, mas não 'so expensive'. Hoje ela é a segunda marca mais reconhecida do mundo, (atrás da Cartier e à frente da Tiffany's ), e ela é reconhecida pela sua qualidade. E isso também traz confiança de falar da marca.

De que forma a Pandora considera questões como sustentabilidade, uma vez que o lançamento de novos produtos é mandatório para o negócio e torna o consumo efêmero e movido pela novidade?

A Pandora acredita em sustentabilidade, tá no seu DNA, não é uma questão de marketing, para a mídia ver, mas um homework pra gente fazer todo dia. Um desafio.

Qual o recurso mais importante para uma companhia competir e ser relevante?

Qualidade. E saber usar os recursos que ela tem. É preciso ter as pessoas certas e investir nelas. E olhar para o mindset global.

E o que uma empresa não pode perder de jeito nenhum: tempo ou dinheiro?

Sem nenhuma demagogia, dinheiro. Mas para não perder dinheiro uma empresa tem que estar com as pessoas certas. Get the right people in the bus, sabe? É preciso acertar ai, ter as pessoas certas, que dão o seu melhor e que tem sua agenda pessoal. Pessoas fazem a empresa não perder dinheiro.

Contar uma história é importante para uma marca e o principal produto da marca Pandora, a pulseira com charms, estimula as mulheres a contar suas histórias. Essa grande sacada foi por acaso ou estrategicamente pensada?

Sensacional. O DNA da marca Pandora é o design. E ela se apoderou muito do layout escandinavo, que em si já é uma marca, e absorveu muito bem ele. E Isso não é pra qualquer um. Isso é sacada pra poucos.

O que seria hoje o maior desafio para essa marca atingir e, de forma especial, para você que está à frente desse mercado aqui no Brasil com tantas particularidades?

Eu sou uma pessoa movida a desafios, quando eu soube que eu tinha que fazer dessa marca um sucesso num lugar que tinha resistência à prata como uma joia, eu aceitei o desafio. E o meu maior legado será conseguir atingir um objetivo de trazer um novo conceito de joia. E isso eu considero que é até muito maior que marca.

Um CEO para entregar resultados, com tanta competitividade em todo o mundo, deve ser mais gestor, líder ou inspirador?

Indiscutível. Eu tenho muito a fazer. Eu ando no escritório todo dia, eu converso, eu pergunto, eu procuro trazer essa questão da pessoa para bem perto. E esse é um caminho global, se vocë não sair do coercitivo, daquele que manda, pode dar certo por mais 10 anos, mas tá fadado ao fracasso. É arcaico. Eu não sei se eu inspiro, mas eu tenho que fazer tudo virar verdade. Nossa missão é ser a joalheria mais amada e fazer o sucesso da marca no Brasil. No ano passado tivemos um crescimento de dois dígitos.

Dada a importância da atividade para o negócio, você se considera também um executivo de marketing?

Fantástico. Sem dúvida nenhuma sim, eu tenho que fazer acontecer.

Qual o maior desafio dessa marca que hoje movimenta bilhões de euros, gerir pessoas, gerar resultados financeiros ou promover inovações?

Pra mim o maior desafio é encontrar aqueles talentos que são resilientes, que enfrentam com resiliência as questões difíceis, os desafios. Encontrar essas pessoas não é tarefa fácil. Mas eu aposto nas pessoas.

E o que é mais relevante atualmente para o Brasil conquistar , você que atua no segmento de luxo num país que tem ainda outras prioridades? Abrir horizontes para essa globalização, incluso o luxo. Acho que não se pode perder a esperança, mas para isso você tem que estar aberto ao novo e o que é novo para você não necessariamente é para mim. É preciso abrir horizontes.


Jornalista Valerya Abreu

Entrevist

a publicada no jornal Diário do Nordeste


 
 
 

Comments


"Ser ou não Ser. Eis a questão".

H a m l e t
William Shakespeare

Início: Citação
Você é Único. 3.PNG
Você é Único..3 PNG.PNG
YOU ARE A BRAND.PNG

Projeto

MEU EU

Projeto

MINHA IDENTIDADE

Projeto

MINHA MARCA

Início: Projetos

Make Your Name Worth Something

Andrew Carnegie

Início: Citação
Início: Inscreva-se
work on you.jpg

Meu contato

Fortaleza. CE-BR

Tel: (85) 99104.1442

  • linkedin
Início: Entre em contato
bottom of page